Você sabia que alguns dos animais mais fofos e simpáticos do mundo podem ser também os mais letais para os seres humanos? Neste blog Pets Mundo Animal, vamos apresentar os 10 animais que mais matam seres humanos, segundo dados da Fundação Gates e da National Geographic. Você vai se surpreender com alguns deles!
10 animais que mais matam seres humanos
É importante destacar que o risco de um animal causar danos aos seres humanos pode variar significativamente devido a diversos fatores, sendo estes como o habitat, comportamento humano e circunstâncias específicas. Além disso, muitas vezes, as mortes causadas por animais resultam de encontros fortuitos ou são provocadas por ações humanas.
10. Águas-vivas: 100 mortes por ano
As águas-vivas são animais marinhos gelatinosos, que possuem tentáculos com células urticantes. Desse modo, essas células liberam um veneno que pode causar dor, queimadura, alergia e até parada cardíaca nas vítimas. As águas-vivas mais perigosas são as chamadas vespas-do-mar, que vivem na Austrália e podem matar até 50 pessoas de uma vez. Estima-se que as águas-vivas sejam responsáveis por mais de 100 mortes por ano no mundo.
9. Leões: 100 mortes por ano
Os leões são os reis da selva, mas também podem ser uma ameaça para os humanos. Eles são felinos poderosos, pois podem atingir até 80 km/h e saltar até 10 metros de distância. Eles caçam em grupo e podem atacar pessoas que se aproximam de seu território ou de suas presas. Os leões podem matar até 100 pessoas por ano, principalmente na África.
8. Elefantes: 100 mortes por ano
Os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo, podendo medir até 4 metros de altura e pesar até 6 tonel. Eles são inteligentes, sociáveis e têm uma memória excelente. No entanto, eles também podem ser imprevisíveis e violentos, principalmente quando se sentem ameaçados ou estressados. Os elefantes causam entre 100 e 600 mortes por ano, a maioria delas por pisada e esmagamento.
7. Hipopótamos: 500 mortes por ano
Os hipopótamos são mamíferos herbívoros que vivem na África. Eles podem pesar até 3 toneladas e correr até 30 km/h. Apesar de sua aparência dócil, eles são muito agressivos e territoriais, especialmente com os humanos que invadem seu espaço. Os hipopótamos são os mamíferos que mais matam gente no mundo, causando cerca de 500 mortes por ano.
6. Crocodilos: 1 mil mortes por ano
Os crocodilos são répteis gigantes que habitam as águas doces e salgadas de diversas regiões do mundo. Além disso, eles são predadores vorazes, capazes de abocanhar suas presas com uma força de até 2 mil quilos. Nesse sentido, estima-se que os crocodilos matem entre 600 e 800 pessoas por ano, sendo os mais perigosos os crocodilos de água salgada e os do Nilo.
5. Escorpiões: 3.250 mortes por ano
Os escorpiões são aracnídeos que possuem um ferrão na cauda, que injeta um veneno nas suas vítimas. Ademais, esse veneno pode causar dor, inchaço, náusea, convulsão e até morte, dependendo da espécie do escorpião e da resistência da vítima. Além disso, os escorpiões mais letais são os do gênero Androctonus, que vivem na África e no Oriente Médio. Os escorpiões matam cerca de 3.250 pessoas por ano no mundo.
4. Mosca tsé-tsé: 10 mil mortes por ano
A mosca tsé-tsé é um inseto que vive na África subsaariana, mas também podendo ocorrer em outros lugares do mundo. Ela se alimenta de sangue e pode transmitir um parasita que causa a doença do sono nos humanos. Então, essa doença provoca febre, dor de cabeça, anemia, confusão mental e até coma, podendo levar à morte se não for tratada. A mosca tsé-tsé é responsável por cerca de 10 mil mortes por ano no mundo.
3. Cobras: 57 mil mortes por ano
As cobras são répteis que possuem um corpo alongado e sem membros. Ademais, algumas espécies possuem presas próprias para injetar um veneno nas suas vítimas, causando efeitos como dor, inchaço, hemorragia, necrose e paralisia. Além disso, as cobras mais venenosas são as da família Elapidae, que inclui as najas, as mambas e as taipans. Assim, as cobras matam cerca de 57 mil pessoas por ano no mundo, sendo a maioria na Ásia e na África.
2. Cães: 25 mil mortes por ano
Os cães são os melhores amigos do homem, mas também podem ser seus inimigos. Isso porque alguns cães podem transmitir a raiva, uma doença viral que afeta o sistema nervoso e pode causar alucinações, agressividade, espasmos e até morte. Assim, a raiva é transmitida pela mordida ou arranhão de um animal infectado e pode ser prevenida com vacinação. Então, os cães são responsáveis por cerca de 25 mil mortes por ano no mundo, sendo a maioria na África e na Ásia.
1. Mosquitos: 1 milhão de mortes por ano
Os mosquitos são os animais mais mortais do mundo para os seres humanos. Eles são insetos que se alimentam de sangue e podem transmitir diversas doenças, como malária, dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Então, essas doenças podem causar sintomas como febre, dor, sangramento, anemia, deformações e até morte. Os mosquitos matam cerca de 1 milhão de pessoas por ano no mundo, sendo a maioria na África e na Ásia.
Por fim, você conheceu os 10 animais que mais matam seres humanos. Alguns deles são grandes e ferozes, outros são pequenos e discretos, mas todos são perigosos e devem ser evitados ou prevenidos. Desse modo, lembre-se de se proteger contra os insetos, vacinar os seus animais de estimação, respeitar o espaço dos animais selvagens e procurar ajuda médica em caso de acidente.