Pets Mundo Animal - Logo

A Sarassará-de-pernas-ruiva: uma formiga noturna e agressiva

Armação dos Búzios – RJ, por Greison Fiel – As formigas são insetos sociais que vivem em colônias organizadas e desempenham diversas funções ecológicas. Neste blog Pets Mundo Animal, vamos conhecer mais sobre a sarassará-de-pernas-ruiva: uma formiga noturna e agressiva.

A Sarassará-de-pernas-ruiva: uma formiga noturna e agressiva

Existem mais de 12 mil espécies de formigas no mundo, que se adaptam a diferentes ambientes e hábitos. Desse modo, uma dessas espécies é a sarassará-de-pernas-ruiva, uma formiga que se destaca pela sua coloração, pelo seu comportamento e pelo seu veneno.

Características da sarassará-de-pernas-ruiva

A Sarassará-de-pernas-ruiva: uma formiga noturna e agressiva
A Sarassará-de-pernas-ruiva: uma formiga noturna e agressiva – Imagem Canva Pró.

A sarassará-de-pernas-ruiva (Camponotus rufipes) é uma formiga da família das formicídeas, subfamília dos camponotíneos. Essa família é composta por formigas de tamanho médio a grande, que possuem um corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.

A cabeça tem olhos compostos, antenas longas e mandíbulas fortes. O tórax tem três pares de pernas e um par de asas nos indivíduos alados (machos e rainhas). O abdômen tem um ferrão modificado em um órgão chamado pecíolo, que liga o tórax ao abdômen, e um apêndice chamado ácido, que libera o veneno.

A sarassará-de-pernas-ruiva tem uma coloração castanho-escura, com pernas ruivo-amareladas e corpo provido de finos pêlos ruivos. As operárias dessa espécie medem cerca de 6 mm de comprimento, enquanto os machos e as rainhas podem chegar a 10 mm. A sarassará-de-pernas-ruiva não tem ferrão, mas tem um veneno essencialmente composto de ácido fórmico, que pode causar queimaduras discretas na pele.

Distribuição e hábitat da sarassará-de-pernas-ruiva

A sarassará-de-pernas-ruiva é nativa das Américas, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. No Brasil, ela ocorre principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.

A sarassará-de-pernas-ruiva constrói seus ninhos no chão, em forma de um monte de grama seca, com cerca de 20 a 30 cm de diâmetro. Os ninhos têm várias entradas e saídas, que levam a câmaras subterrâneas onde as formigas guardam o alimento e cuidam da prole. A prole composta por ovos, larvas e pupas, protegidos pelas operárias.

Comportamento e importância da sarassará-de-pernas-ruiva

A sarassará-de-pernas-ruiva é uma formiga de hábitos noturnos, que sai do ninho ao anoitecer para forragear e retornar ao amanhecer. Ela é uma formiga muito agressiva, que ataca qualquer intruso que se aproxime do seu ninho ou do seu alimento. Ela também é capaz de atacar colmeias de abelhas para roubar o mel ou a cera.

A sarassará-de-pernas-ruiva é uma formiga com importância tanto negativa quanto positiva para o homem. Por um lado, ela pode ser considerada uma praga agrícola ou urbana, pois pode danificar plantações ou invadir casas em busca de alimento. Ela também pode causar dor e desconforto com suas mordidas e seu veneno. Por outro lado, ela pode ser considerada uma aliada na polinização de algumas plantas ou no controle biológico de algumas pragas.

A sarassará-de-pernas-ruiva é uma formiga que se destaca pela sua coloração, pelo seu comportamento e pelo seu veneno. Assim, ela é uma formiga noturna e agressiva, que vive em ninhos no chão e se alimenta de néctar, seiva e insetos. Ela é nativa das Américas, mas ocorre principalmente no Brasil, nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.

Por fim, ela é uma formiga com importância tanto negativa quanto positiva para o homem, pois pode ser uma praga ou uma aliada. Ela é uma formiga que merece ser conhecida e respeitada.

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Últimos Posts