Pets Mundo Animal - Logo

Agulhão-bandeira: um peixe incrível que vive em alto-mar

Manaus – AM, por Felipe Souza – Você já ouviu falar do agulhão-bandeira: um peixe incrível que vive em alto-mar? Esse peixe tem características físicas tão marcantes que fazem com que ele seja reconhecido no mundo inteiro. Neste blog Pets Mundo Animal, você vai aprender tudo sobre esse peixe incrível que vive em alto-mar.

Agulhão-bandeira: um peixe incrível que vive em alto-mar

O agulhão-bandeira, cientificamente conhecido como Istiophorus albicans, é uma notável espécie de peixe da família Isthiophoridae, que inclui também o majestoso marlim.

Nesse sentido, este peixe fascinante é reconhecido por sua velocidade impressionante e sua distintiva nadadeira dorsal, que se assemelha a uma vela de barco, atribuindo-lhe o nome em inglês de sailfish.

O que é o agulhão-bandeira?

Agulhão-bandeira: um peixe incrível que vive em alto-mar
Agulhão-bandeira: um peixe incrível que vive em alto-mar – Imagem Canva Pró.

Com um dorso azul escuro e flancos e ventre prateados, o agulhão-bandeira exibe faixas verticais de pintas claras em seu corpo. Possui um bico em forma de espada e escamas minúsculas. Este majestoso peixe pode crescer para mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de 60 quilos, fazendo dele um dos habitantes mais imponentes dos oceanos.

O que come o agulhão-bandeira?

O agulhão-bandeira é um predador voraz, que se alimenta de vários organismos marinhos. Ele caça principalmente outros peixes oceânicos, como sardinhas, anchovas, cavalas, dourados e atuns. Ele também pode comer crustáceos, lulas e polvos.

Para capturar suas presas, o agulhão-bandeira usa seu bico em forma de espada para ferir ou atordoar os animais. Ele também pode usar sua nadadeira dorsal para cercar ou assustar os cardumes de peixes menores.

Para evitar predadores, como tubarões e orcas, o agulhão-bandeira costuma levantar sua nadadeira dorsal e exibir suas cores brilhantes. Então, ele também pode dar saltos espetaculares para fora da água ou se movimentar rapidamente para escapar.

Onde vive o agulhão-bandeira?

O agulhão-bandeira é uma espécie marinha que vive em águas abertas, longe do fundo do mar, sendo considerado pelágico e oceânico. Assim, esses peixes podem-se encontrados em regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos do mundo.

No Brasil, essa espécie está presente nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul, desde o Amapá até Santa Catarina. Eles são mais comumente avistados na superfície da água, preferindo áreas onde a temperatura varia entre 22 °C e 28 °C.

Então, embora sejam geralmente solitários, durante o ano todo, especialmente no verão, o agulhão-bandeira pode formar cardumes. Desse modo, durante o período reprodutivo, as fêmeas dessa espécie liberam cerca de 5 milhões de ovos pelágicos, em até dois ciclos por ano.

Pesca esportiva e preservação

O agulhão-bandeira altamente cobiçado na pesca esportiva devido à sua resistência, velocidade e tamanho impressionante. Assim, Os pescadores utilizam equipamentos específicos e técnicas especializadas para fisgar este peixe desafiador.

Por fim, crucial, no entanto, praticar o pesque e solte para preservar esta espécie incrível. Assim, ao liberar o agulhão-bandeira de volta ao mar, os pescadores contribuem para a preservação desse tesouro dos oceanos.

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Últimos Posts