Embora a maioria dos animais seja inofensiva para os seres humanos, existem alguns que podem ser considerados extremamente perigosos. Alguns são conhecidos por seus ataques mortais, enquanto outros são perigosos devido à transmissão de doenças. Então, hoje o blog Pets Mundo Animal vai lhe mostrar alguns exemplos de animais considerados os mais perigosos do mundo.
Animais considerados os mais perigosos do mundo
A princípio há muitos animais perigosos no mundo, que podem ser uma ameaça à saúde humana, seja por sua agressividade, tamanho, veneno ou capacidade de transmitir doenças. Desse modo, aqui estão alguns exemplos destes animais:
Mosquito
Apesar dos mosquitos parecerem pequenos insetos inofensivos, algumas das doenças transmitidas por eles incluem a malária, a febre-amarela, a dengue, o zika vírus, a febre do Nilo Ocidental e a encefalite equina do leste. As consequências dessas doenças podem variar desde sintomas leves até complicações graves e até mesmo a morte.
Mosca de areia
Da mesma forma, as picadas das moscas de areia podem ser bastante dolorosas e causar irritação na pele. Além disso, em algumas áreas do mundo, as moscas de areia podem transmitir doenças infecciosas, como a leishmaniose, sendo uma infecção parasitária que pode levar a problemas graves de saúde se não for tratada.
Crocodilo de água salgada
Sobretudo sendo considerado o maior réptil do mundo e pode chegar a medir mais de 6 metros de comprimento. É conhecido por ser agressivo costuma atacar com facilidade por ser territorialista. Desse modo, encontrado em águas costeiras, costuma atacar humanos.
Serpentes venenosas
Agora muitas espécies de serpentes venenosas são consideradas altamente perigosas, incluindo a cobra-coral, a taipan, a naja e a mamba-negra. Os sintomas de uma picada de serpente venenosa podem incluir dor local, inchaço, vermelhidão, náusea, vômito, tontura, dificuldade para respirar e até mesmo paralisia. Em casos de demora no recebimento de antídoto, uma picada de serpente venenosa pode levar à morte.
Tubarões
Os tubarões são animais perigosos que habitam os oceanos em todo o mundo. Então, apesar dos ataques de tubarão serem relativamente raros, eles podem ser extremamente perigosos e até mesmo fatais. Algumas das espécies de tubarão mais perigosas incluem o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-martelo e o tubarão-bull. Essas espécies são conhecidas por serem agressivas e terem uma mordida poderosa que pode causar ferimentos graves.
Leões
Os leões conhecidos por caçar em grupos, o que torna a caça deles ainda mais perigosa. Desse modo, eles geralmente caçam grandes animais, como búfalos e zebras, mas também podem atacar seres humanos se, se sentirem ameaçados.
Águas-vivas
Algumas espécies de águas-vivas, como a água-viva-australiana (Chironex fleckeri), são particularmente perigosas e podem causar reações alérgicas graves e até mesmo a morte. O veneno das águas-vivas contém toxinas que podem afetar o sistema nervoso, causando dor, queimação, inchaço e outros sintomas.
Escorpiões
Os escorpiões sendo conhecidos por suas garras, e por suas caudas, que possuem um ferrão venenoso na ponta. O veneno dos escorpiões pode causar dor, inchaço, dormência, tontura e outros sintomas, dependendo da espécie e da quantidade de veneno injetado. Muitas espécies de escorpiões são venenosas e podem causar dor intensa e outras complicações de saúde em seres humanos.
Aranhas
Sob o mesmo ponto de vista, existem várias espécies de aranhas perigosas em todo o mundo, incluindo a aranha marrom (Loxosceles sp.), a aranha de saco (Cheiracanthium sp.), a viúva-negra (Latrodectus sp.) e a aranha armadeira (Phoneutria sp.), entre outra
Para evitar a picada por aranhas perigosas, importante ter cuidado ao manipular objetos em áreas externas, como galpões, celeiros e outros locais onde as aranhas podem se esconder. Portanto, use luvas e calçados fechados ao manusear objetos potencialmente perigosos e evite andar descalço em áreas externas. Se você for picado por uma aranha perigosa, procure atendimento médico imediatamente.
Mosca Tsé-tsé
A mosca-tsé-tsé é um tipo de mosca encontrada em algumas regiões da África. Dessa forma, conhecida por transmitir a tripanossomíase africana. A mesma também pode causar doenças como a doença do sono, sendo uma doença parasitária que pode ser fatal se não for tratada. Assim a doença causada por um parasita é transmitida aos seres humanos pela picada da mosca-tsé-tsé infectada.
Rinoceronte
Do mesmo modo, apesar de os rinocerontes serem herbívoros os mesmos são animais grandes e poderosos que podem ser perigosos se, se sentirem ameaçados ou encurralados. Os rinocerontes têm um temperamento geralmente tranquilo, mas podem atacar se, se sentirem ameaçados, especialmente se estiverem protegendo seus filhotes ou se estiverem feridos ou doentes.
Ácaros da poeira
Por fim, embora não sejam diretamente perigosos para os seres humanos, os ácaros da poeira podem causar alergias e agravar condições respiratórias existentes, como a asma. Suas fezes e restos de corpos podem causar irritação nos olhos, espirros, tosse e congestão nasal em algumas pessoas.