Aranha Joro: a invasora voadora

Ananindeua – PA, por Isabela Costa – Você já ouviu falar da aranha Joro: a invasora voadora? Veja agora no blog Pets Mundo Animal, ela é uma espécie de aranha gigante e colorida que veio do leste da Ásia e está se espalhando pelos Estados Unidos. Ela tem um jeito curioso de viajar: ela usa um balão feito de teias para voar pelo ar.

Aranha Joro: a invasora voadora

A aranha Joro tem o nome científico de Trichonephila clavata e pertence ao grupo das aranhas douradas, conhecidas por suas teias brilhantes e ornamentais. Ela mede cerca de 7 centímetros de comprimento com asas que podem chegar a 15 centímetros de envergadura. Sua cor é chamativa: ela tem o corpo preto com listras amarelas e vermelhas e as asas transparentes com manchas azuis, verdes e pretas.

Características da aranha joro

Aranha Joro: a invasora voadora – Imagem Canva Pró.

Essa aranha é originária do leste da Ásia, onde se pode encontrada no Japão, na Coreia, na China e em Taiwan. Então, ela vive em florestas, campos e jardins, onde tece suas teias entre as árvores e arbustos. Ela se alimenta de insetos que ficam presos em suas teias, como moscas, mosquitos e mariposas.

A aranha Joro é venenosa, mas seu veneno não é perigoso para os humanos ou para os animais domésticos. Sua picada é comparável à de uma abelha ou de uma formiga, causando apenas dor e inchaço localizados. Ela só ataca se for provocada ou ameaçada.

Distribuição e hábitat da aranha joro

A aranha Joro uma espécie invasora nos Estados Unidos, onde foi introduzida acidentalmente por volta de 2013. Ela provavelmente chegou ao país em contêineres vindos da Ásia, que foram descarregados nos portos da Geórgia e da Carolina do Sul. Desde então, ela se reproduziu rapidamente e se espalhou por vários estados do sul e do leste do país.

Tem alguma aranha que voa?

Sim, uma das razões para o sucesso da aranha Joro é sua capacidade de voar longas distâncias usando o vento. Então, ela faz isso soltando fios de seda que formam um balão que a carrega pelo ar. Esse comportamento chamado de balonismo e permite que a aranha viaje até 160 quilômetros em um dia.

Outra razão para a expansão da aranha Joro é seu metabolismo rápido, que a ajuda a suportar temperaturas mais baixas do que outras espécies de aranhas douradas. Isso significa que ela pode colonizar regiões com climas mais frios, como Nova York ou Boston.

Impactos da aranha joro

A aranha Joro considerada uma espécie exótica nos Estados Unidos, ou seja, uma espécie que não nativa do local onde foi introduzida. Isso pode causar alguns problemas para o meio ambiente e para as pessoas.

Um dos possíveis impactos da aranha Joro é a competição com as espécies nativas de aranhas, que podem perder espaço e alimento para a invasora. Assim, isso pode afetar o equilíbrio ecológico das áreas onde ela se estabelece.

Outro possível impacto da aranha Joro é o incômodo que ela causa para os moradores e proprietários de terra. Dessa forma, ela tece suas teias enormes e douradas em lugares visíveis, como varandas, caixas de correio, linhas de energia e plantações. As teias podem chegar a três metros de profundidade e cobrir grandes áreas. Muitas pessoas ficam assustadas ou irritadas com a presença das aranhas e tentam removê-las ou matá-las.

No entanto, nem tudo é negativo em relação à aranha Joro. Ela também pode trazer alguns benefícios para a biodiversidade e para as pessoas.

Um dos benefícios da aranha Joro é que ela pode ajudar a controlar pragas de insetos, como moscas, mosquitos e percevejos. Assim, ela se alimenta desses insetos e reduz sua população. Isso pode diminuir a transmissão de doenças e o uso de pesticidas.

Outro benefício da aranha Joro é que ela pode servir de alimento para outros animais, como pássaros, lagartos e sapos. Desse modo, ela também pode contribuir para a polinização das plantas, ao transportar pólen em suas asas e patas.

Por fim, a aranha Joro pode ser uma fonte de admiração e curiosidade para as pessoas que apreciam sua beleza e seu comportamento. Então, ela pode estimular o interesse pela natureza e pela ciência.

Isabela Costa

Como botânica eu me dedico ao estudo das plantas, desde as microscópicas algas até as imponentes árvores. Através de pesquisas e análises rigorosas, vou desvendando os segredos da vida vegetal, explorando sua fisiologia, anatomia, taxonomia, genética, ecologia e evolução.

Recent Posts

Cipó-mil-homens: como cultivar e utilizar

Vitória - ES, por Sônia Lopes - Você já ouviu falar sobre o cipó-mil-homens ou…

4 meses ago

Tipula: qual a sua importância?

Armação dos Búzios - RJ, por Greison Fiel - No vasto reino dos artrópodes, a…

4 meses ago

Como cultivar a planta chuva-de-prata

Rio de Janeiro, por Priscila Lívia - Você sabe como cultivar a planta chuva-de-prata? Caso…

4 meses ago

O que pode misturar na ração do cachorro

Armação dos Búzios - RJ, por Greison Fiel - Oferecer uma alimentação balanceada é essencial…

6 meses ago

Coton de Tulear: o cachorro de algodão

Porto Alegre – RS, por Carlos Gomes – O Coton de Tulear, muitas vezes referido como…

6 meses ago

Benefícios da semente de mucunã: desvendando a olho de boi

Belo Horizonte – MG, por Catarina Carla – Em meio ao vasto reino das plantas…

6 meses ago