Pets Mundo Animal - Logo

As lagartas da borboleta-rosa-de-luto

Armação dos Búzios – RJ, por Greison Fiel – As lagartas da borboleta-rosa-de-luto (Heraclides anchisiades) são as formas juvenis de uma espécie de borboleta neotropical da família Papilionidae. Elas são encontradas em diversas regiões do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. Neste blog Pets Mundo Animal, vamos conhecer um pouco mais sobre as características, a alimentação e a metamorfose dessas lagartas.

As lagartas da borboleta-rosa-de-luto

As lagartas da borboleta-rosa-de-luto são uma visão fascinante e colorida na natureza. Essas lagartas, também conhecidas como lagartas-de-luto, são os estágios larvais dessa bela espécie de borboleta encontrada em diversas regiões da Europa e da Ásia.

Características das lagartas da borboleta-rosa-de-luto

As lagartas da borboleta-rosa-de-luto
As lagartas da borboleta-rosa-de-luto – Imagem Canva Pró

As lagartas da borboleta-rosa-de-luto têm um corpo cilíndrico e segmentado, com uma cabeça proeminente e vários pares de falsas pernas. Elas apresentam uma coloração verde-clara, com faixas transversais brancas e manchas pretas.

Na parte posterior do corpo, elas possuem um órgão chamado osmeterium, que é uma glândula que se projeta para fora quando a lagarta se sente ameaçada. Nesse ínterim, o osmeterium libera um líquido com odor desagradável, que serve para afastar os predadores. As lagartas da borboleta-rosa-de-luto podem medir até 5 centímetros de comprimento quando estão maduras.

Alimentação das lagartas da borboleta-rosa-de-luto

Elas se alimentam de diversas espécies e gêneros de plantas da família Rutaceae, que inclui os citros (como laranja, limão e bergamota) e a arruda. Essas plantas contêm substâncias químicas tóxicas para muitos animais, mas que as lagartas conseguem tolerar e armazenar em seus tecidos.

Sendo assim, isso confere às lagartas e às borboletas adultas uma proteção contra os herbívoros, que evitam consumi-las devido ao sabor amargo e do risco de intoxicação. Elas podem causar danos às plantações de citros, pois consomem as folhas e os frutos das árvores.

Metamorfose das lagartas das borboletas-rosa-de-luto

As lagartas da borboleta-rosa-de-luto passam por quatro estágios de desenvolvimento, chamados de ínstares, antes de se transformarem em pupas. Além disso, a cada ínstar, a lagarta cresce e troca de pele, mudando ligeiramente sua aparência. No último ínstar, a lagarta procura um local seguro para se fixar e se envolver em um casulo de seda.

Dentro do casulo, a lagarta sofre uma série de mudanças morfológicas e fisiológicas, originando a pupa ou crisálida. A pupa tem uma cor marrom ou verde, com manchas escuras e saliências que imitam galhos ou folhas secas. Desse modo, a pupa permanece imóvel por cerca de duas semanas, até que a borboleta adulta emerge do casulo.

A borboleta tem as asas enrugadas e úmidas no início, mas logo se expandem e secam, permitindo que ela voe pela primeira vez. Assim, a borboleta adulta tem uma coloração negra nas quatro asas, com manchas vermelhas ou róseas nas asas posteriores. Ela se alimenta do néctar das flores e pode viver por cerca de um mês.

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Últimos Posts