Pets Mundo Animal - Logo

Como cultivar pé de caju?

Rio de Janeiro, por Priscila Lívia – O pé de caju, além de fornecer uma deliciosa e suculenta fruta tropical, também pode ser um adorável ornamento em seu jardim. Como cultivar pé de caju? Veja agora no blog Pets Mundo Animal, os cuidados essenciais.

Saiba como cultivar pé de caju

O caju é uma fruta saborosa, nutritiva e versátil, que pode-se consumida in natura ou em forma de sucos, doces, castanhas e outros produtos. Além disso, o caju é uma planta que se adapta bem a diferentes climas e solos, sendo uma ótima opção para quem quer ter uma horta em casa. Nesse sentido, você vai aprender como cultivar pé de caju, desde o plantio até a colheita, além de dicas e cuidados para obter os melhores resultados.

Quanto tempo demora para um pé de caju dar frutos?

Saiba como cultivar pé de caju
Saiba como cultivar pé de caju – Imagem Canva Pró.

O tempo que um pé de caju leva para dar frutos depende do tipo de muda que você escolher. Existem dois tipos principais de mudas: as produzidas por sementes e as produzidas por enxertia.

As mudas por sementes são mais baratas e fáceis de obter, mas demoram mais para frutificar: cerca de 4 a 5 anos. Já as mudas por enxertia são mais caras e difíceis de encontrar, mas frutificam mais rápido: cerca de 2 a 3 anos.

Qual o melhor lugar para plantar caju?

O caju é uma planta que gosta de sol pleno, ou seja, precisa receber pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Por isso, o melhor lugar para plantar caju é em um local aberto e bem iluminado, longe de sombras ou obstáculos que possam interferir na exposição solar. O caju também prefere locais com boa ventilação e sem excesso de umidade.

Qual a melhor época para plantar caju?

A melhor época para plantar caju varia de acordo com a região onde você mora. No nordeste brasileiro, onde o clima é mais seco e quente, o plantio pode ser feito entre janeiro e abril, aproveitando as chuvas do início do ano.

Desse modo, nas outras regiões do país, onde o clima é mais úmido e ameno, o plantio pode ser feito entre setembro e dezembro, coincidindo com o início da estação chuvosa.

Como é feito o plantio do caju?

O plantio do caju pode-se feito em vasos ou no solo. Se você optar por plantar em vasos, escolha um recipiente grande e profundo, com pelo menos 50 cm de diâmetro e 50 cm de altura. Faça furos no fundo do vaso para facilitar a drenagem da água e coloque uma camada de pedras ou argila expandida.

Em seguida, preencha o vaso com um substrato adequado para o cajueiro, que deve ser rico em matéria orgânica e bem aerado. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, areia grossa e composto orgânico. Coloque a muda no centro do vaso e cubra as raízes com o substrato. Regue bem e coloque o vaso em um local ensolarado.

Se você optar por plantar no solo, escolha um local espaçoso e bem preparado. Faça covas com cerca de 40 cm de largura e 40 cm de profundidade, deixando um espaçamento de pelo menos 7 metros entre elas.

Misture a terra retirada das covas com esterco de gado ou galinha curtido. Coloque a muda na cova e cubra as raízes com a mistura. Regue bem e coloque uma estaca ao lado da muda para apoiá-la.

Substrato e adubação para o cajueiro

O substrato ideal para o cajueiro deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e com pH entre 5,5 e 6,5. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, areia grossa e composto orgânico, ou comprar um substrato pronto específico para frutíferas.

A adubação do cajueiro deve ser feita duas vezes ao ano: no início da primavera e no início do outono. Você pode usar um adubo orgânico, como esterco de gado ou galinha, ou um adubo mineral, como NPK 10-10-10. Aplique o adubo na superfície do solo, ao redor do tronco da planta, evitando o contato com as folhas. Regue bem após a adubação.

Informar cuidados especiais com o cajueiro

Além do substrato e da adubação, o cajueiro precisa de alguns cuidados especiais para se desenvolver bem e produzir frutos de qualidade. Veja quais são eles:

Rega

O cajueiro é uma planta que tolera bem a seca, mas precisa de regas regulares para manter a umidade do solo. A frequência da rega depende do clima e da estação do ano, mas uma boa dica é observar a cor das folhas.

Assim, se elas estiverem verde-escuras e brilhantes, significa que a planta está bem hidratada; se elas estiverem verde-claras e opacas, significa que a planta precisa de água. Regue sempre pela manhã ou no final da tarde, evitando molhar as folhas e os frutos.

Poda

O cajueiro não precisa de podas frequentes, mas é recomendável fazer uma poda de limpeza uma vez ao ano, no final do inverno ou no início da primavera. Essa poda consiste em remover os ramos secos, doentes ou quebrados, além de abrir o centro da copa para facilitar a entrada de luz e ar. A poda deve ser feita com uma tesoura ou uma serra bem afiada e desinfetada, fazendo cortes limpos e rentes ao tronco.

Colheita

A colheita do caju pode-se feita entre agosto e janeiro, dependendo da região e da variedade da planta. O caju está maduro quando o pedúnculo (parte carnuda que sustenta a castanha) fica macio e com uma cor amarela, vermelha ou roxa.

Você pode colher os frutos manualmente ou usando uma tesoura, ou uma faca. Logo após colhidos, os frutos devem-se consumidos em até 3 dias ou processados para fazer sucos, doces, castanhas e outros produtos.

Pragas e doenças

O cajueiro uma planta resistente, mas pode-se atacada por algumas pragas e doenças que prejudicam o seu crescimento e a sua produção. As principais pragas são as cochonilhas, os pulgões, as formigas e as brocas.

As principais doenças são a antracnose, a vassoura-de-bruxa e a seca-da-castanha. Para prevenir esses problemas, é importante manter a higiene do local de plantio, eliminar as plantas daninhas, fazer a rotação de culturas e usar defensivos naturais ou químicos adequados para cada caso.

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Últimos Posts