Pets Mundo Animal - Logo

Como limpar piscina verde?

Duque de Caxias – RJ, por Raiane Costa – Ter uma piscina em casa é um sonho de muitas pessoas, mas também requer alguns cuidados para mantê-la limpa e segura. Neste blog Pets Mundo Animal, vamos apresentar um passo a passo simples e eficaz de como limpar piscina verde? Para você recuperar a água da sua piscina e aproveitar os dias de sol.

Como limpar piscina verde?

Um dos problemas mais comuns que podem afetar a qualidade da água da piscina é o aparecimento de algas, que deixam a água com uma cor esverdeada e turva. Assim, além de comprometer a estética da piscina, as algas podem causar irritação na pele, nos olhos e nas vias respiratórias.

Além de favorecer a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nocivos. Por isso, é importante saber como limpar piscina verde e evitar que isso aconteça novamente.

Passo 1: Retire os detritos sólidos da superfície e do fundo da piscina

Como limpar piscina verde?
Como limpar piscina verde? – Imagem Canva Pró.

O primeiro passo para limpar uma piscina verde é retirar toda a sujeira visível que possa estar na superfície ou, no fundo da piscina, como folhas, galhos, insetos e outros resíduos.

Desse modo, isso pode ser feito com uma peneira própria para piscinas, que deve ser passada por toda a extensão da água. Então, essa etapa é importante para facilitar o tratamento químico da água e evitar que os detritos se decomponham e alimentem as algas.

Passo 2: Meça e ajuste os parâmetros da água

O segundo passo para limpar uma piscina verde é medir e ajustar os parâmetros da água, como o pH, a alcalinidade, o cálcio e o cloro residual. Então, esses parâmetros influenciam na eficácia dos produtos químicos usados para eliminar as algas e na saúde dos banhistas.

Para medir os parâmetros da água, você pode usar um kit de teste do tipo fita, que mostra os valores de cada índice em uma escala de cores. Desse modo, o ideal é que o pH esteja entre 7,0 e 7,4, a alcalinidade entre 80 e 120 ppm, o cálcio entre 200 e 400 ppm e o cloro residual entre 1 e 3 ppm. Se os valores estiverem fora dessas faixas, você deve usar produtos específicos para corrigi-los, como redutores ou elevadores de pH e de alcalinidade.

Passo 3: Aplique o cloro granulado na água

O terceiro passo para limpar uma piscina verde é aplicar o cloro granulado na água, que é um produto capaz de oxidar as algas e outros micro-organismos presentes na água.

O cloro granulado deve ser espalhado por toda a superfície da piscina, seguindo as instruções do fabricante quanto à quantidade e ao tempo de ação. Em geral, recomenda-se usar 14 gramas de cloro granulado para cada mil litros de água e deixar o produto agir por pelo menos seis horas.

Passo 4: Aplique o floculante na água

O quarto passo para limpar uma piscina verde é aplicar o floculante na água. Assim, que é um produto que ajuda a aglomerar as partículas de sujeira em flocos maiores, facilitando a sua remoção.

O floculante deve ser diluído em um balde com água e distribuído por toda a piscina, seguindo as instruções do fabricante quanto à quantidade e ao tempo de ação. Em geral, recomenda-se usar 5 ml de floculante para cada mil litros de água e deixar o produto agir por pelo menos oito horas.

Passo 5: Aspire o fundo da piscina

O quinto passo para limpar uma piscina verde é aspirar o fundo da piscina, onde se acumulam os flocos formados pelo floculante. Então, para isso, você deve usar um aspirador próprio para piscinas, que deve ser conectado à bomba ou ao filtro.

Você deve aspirar toda a área do fundo da piscina com cuidado, evitando levantar os flocos. Nesse sentido, você também pode usar uma escova para esfregar as paredes da piscina e remover as algas que possam estar aderidas.

Passo 6: Filtre e escove a água da piscina

O sexto passo para limpar uma piscina verde é filtrar e escovar a água da piscina, para garantir que ela fique cristalina e livre de algas. Mas para isso, você deve ligar o filtro da piscina e deixá-lo funcionar por pelo menos seis horas.

Para que ele possa reter as partículas de sujeira que ainda possam estar na água. Desse modo, você também deve escovar a água da piscina com uma escova própria, para remover as algas que possam estar suspensas.

Passo 7: Aplique o algicida na água

O sétimo e último passo para limpar uma piscina verde é aplicar o algicida na água, que é um produto que previne o crescimento de novas algas na piscina. Então, o algicida deve-se adicionado na água conforme as instruções do fabricante, geralmente na proporção de 5 ml para cada mil litros de água. Desse modo, o algicida deve-se usado semanalmente, para manter a água da piscina sempre limpa e saudável.

Dicas extras para evitar que a piscina fique verde

Agora que você já sabe como limpar piscina verde, confira algumas dicas extras para evitar que esse problema aconteça novamente:

  • Mantenha uma rotina de limpeza da piscina, removendo os detritos sólidos, medindo e ajustando os parâmetros da água. Assim, aplicando o cloro e o algicida regularmente.
  • Cubra a piscina com uma lona quando não estiver em uso, para evitar que ela receba sujeira e luz solar excessiva. Que favorecem o crescimento de algas.
  • Limpe e troque a areia do filtro da piscina periodicamente, para garantir uma boa filtração da água.
  • Evite levar produtos como protetor solar, bronzeador, maquiagem e hidratante para dentro da piscina. Pois assim, eles podem alterar a qualidade da água e alimentar as algas.
  • Consulte um profissional especializado em caso de dúvidas ou dificuldades na limpeza da piscina.

Por fim, seguindo esses passos e dicas, você poderá limpar a sua piscina verde e deixá-la pronta para o uso. Dessa forma, lembre-se de que uma piscina limpa é sinônimo de saúde e diversão para você e sua família. Aproveite!

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
Últimos Posts