São Paulo SP, por Lucas Silva – É importante saber como mudar a ração do cachorro de forma correta, seguindo alguns passos simples e graduais. Neste blog Pets Mundo Animal, vamos explicar como fazer isso e quais são os cuidados que você deve ter ao trocar a ração do seu pet. Confira!
Como mudar a ração do cachorro de forma correta?
Mudar a ração do cachorro pode ser necessário em algumas situações, como quando ele muda de fase de vida, quando ele tem alguma doença ou alergia, ou quando o tutor quer oferecer uma alimentação mais adequada ou variada. No entanto, mudar a ração do cachorro de forma repentina pode causar problemas digestivos e estresse no animal, que pode rejeitar o novo alimento ou sofrer com vômitos e diarreias.
Passo a passo para mudar a ração do cachorro
O primeiro passo para mudar a ração do cachorro é consultar um médico-veterinário, que poderá indicar qual é a melhor opção de ração para o seu cão, de acordo com as suas necessidades nutricionais, idade, porte, raça e condição de saúde. Desse modo, o veterinário também poderá orientar sobre a quantidade e a frequência de alimentação adequadas para o seu pet.
O segundo passo é planejar a troca com antecedência, comprando a nova ração antes de acabar a antiga. Você vai precisar misturar as duas rações durante alguns dias, até que o seu cão se acostume com o novo alimento.
O terceiro passo é fazer a troca gradualmente, seguindo o seguinte esquema:
- Dias 1 e 2: misture 25% da ração nova com 75% da antiga;
- Dias 3 e 4: misture 50% da ração nova com 50% da antiga;
- Dias 5 e 6: misture 75% da ração nova com 25% da antiga;
- Dia 7: ofereça 100% da ração nova.
Esse processo pode variar um pouco de acordo com a sensibilidade do seu cão, mas, em geral, leva cerca de uma semana. Durante esse período, observe se o seu cão está aceitando bem o novo alimento e se não apresenta nenhum sinal de desconforto ou alteração no comportamento, ou nas fezes.
Cuidados ao mudar a ração do cachorro
Além de seguir os passos acima, é importante ter alguns cuidados ao mudar a ração do cachorro, para garantir uma transição tranquila e segura. Veja algumas dicas:
- Não misture rações de tipos diferentes, como seca e úmida, pois elas têm digestões diferentes e podem causar problemas no estômago do seu cão.
- Não ofereça outros alimentos ou petiscos durante a troca de ração, pois eles podem interferir na adaptação do seu cão ao novo alimento e também causar indigestão.
- Não force o seu cão a comer a nova ração se ele não quiser. Respeite o tempo e o apetite dele. Se ele ficar mais de dois dias sem comer nada, consulte o veterinário.
- Não mude a ração do seu cão com muita frequência ou sem necessidade. Isso pode prejudicar a saúde e o bem-estar dele. Escolha uma ração de qualidade e adequada para o seu cão e mantenha-a por um bom tempo.
Mudar a ração do cachorro pode ser benéfico para a saúde e a qualidade de vida dele, mas deve ser feito com cuidado e orientação profissional. Nesse sentido, explicamos como mudar a ração do cachorro de forma correta, seguindo alguns passos simples e graduais. Também demos algumas dicas de cuidados que você deve ter ao trocar a ração do seu pet.