Cuiabá – MS, por Laura Almeida – Meu cachorro foi picado por abelha: e agora? Se você tem um cachorro, sabe que ele pode ser muito curioso e brincalhão. O que às vezes pode colocá-lo em situações de risco, como ser picado por uma abelha. Neste blog Pets Mundo Animal, vamos te dar algumas dicas de como agir se a abelha picou seu cachorro e como evitar que isso aconteça novamente.
Meu cachorro foi picado por abelha: e agora?
A picada de abelha em cachorro pode causar dor, inchaço, coceira e até reações alérgicas graves, dependendo da sensibilidade do animal e do número de picadas. Por isso, é importante saber o que fazer nesse caso e como prevenir esse problema.
Como identificar se o cachorro foi picado por abelha?
O primeiro passo observar o comportamento do seu cachorro e ver se ele apresenta algum sinal de que a abelha picou. Alguns sintomas comuns são:
- Inchaço no local da picada, geralmente no focinho, na boca ou nas patas
- Dor e vermelhidão na região afetada
- Febre
- Vômito
- Diarreia
- Apatia
- Dificuldade para respirar
- Tremores
- Convulsões (em casos mais graves)
Se você notar algum desses sintomas no seu cachorro, procure o local da picada e veja se há um ferrão preso na pele dele. As abelhas costumam deixar o ferrão no local da picada, enquanto as vespas não. O ferrão contém o veneno da abelha, que pode causar mais irritação e inflamação se não removido.
Como remover o ferrão da abelha?
Se você encontrar o ferrão da abelha na pele do seu cachorro, você deve removê-lo com cuidado, usando uma pinça ou uma espátula. Não use os dedos ou a boca para tirar o ferrão, pois isso pode apertá-lo e liberar mais veneno. Também não corte ou raspe a pele do seu cachorro, pois isso pode causar uma ferida maior e facilitar a entrada de bactérias.
Após remover o ferrão, limpe o local da picada com água e sabão neutro, para evitar uma infecção. Mas você também pode aplicar uma compressa fria na área afetada, para aliviar a dor e o inchaço. Assim, se o seu cachorro tiver muita coceira, você pode usar uma pomada anti-inflamatória ou esteróide tópica, indicada pelo veterinário.
Quando levar o cachorro ao veterinário?
Em alguns casos, a picada de abelha em cachorro pode causar uma reação alérgica grave, chamada de choque anafilático. Desse modo, isso acontece quando o sistema imunológico do animal reage de forma exagerada ao veneno da abelha, provocando uma queda da pressão arterial, um inchaço generalizado e uma dificuldade respiratória. Então, essa condição pode-se fatal se não tratada rapidamente.
Se o seu cachorro apresentar algum dos seguintes sintomas logo após picado por abelha, leve-o imediatamente ao veterinário:
- Dificuldade para respirar ou engolir
- Inchaço excessivo na face, no pescoço ou no corpo
- Palidez ou cianose (coloração azulada) nas mucosas
- Batimentos cardíacos acelerados ou irregulares
- Fraqueza ou desmaio
- Convulsões
O veterinário poderá administrar medicamentos para reverter a reação alérgica, como anti-histamínicos, corticoides e adrenalina. Desse modo, o cachorro também poderá receber oxigênio e fluidos intravenosos para estabilizar os sinais vitais. Então, em alguns casos, o animal poderá precisar ficar internado para observação.
Como prevenir a picada de abelha em cachorro?
A melhor forma de prevenir a picada de abelha em cachorro é evitar que ele entre em contato com esses insetos. Assim, algumas medidas que você pode tomar são:
- Manter o seu cachorro longe de locais onde há flores, frutas ou lixo orgânico, que podem atrair as abelhas
- Evitar passear com o seu cachorro em horários de maior atividade das abelhas, como pela manhã ou no final da tarde
- Não deixar o seu cachorro brincar ou morder objetos que possam conter abelhas, como brinquedos, garrafas ou latas
- Não usar produtos que possam ter cheiros que agradem as abelhas, como perfumes, xampus ou loções
- Se você tiver uma colmeia de abelhas perto da sua casa. Mas mantenha o seu cachorro afastado dela e contrate um profissional para removê-la com segurança
Por fim, a picada de abelha em cachorro pode-se um problema sério, mas pode-se evitado com alguns cuidados simples. Se o seu cachorro foi picado por abelha, siga as orientações e procure um veterinário se necessário. Assim, você poderá garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo de quatro patas.