O maior peixe de água doce do mundo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Natal – RN, por Helen Teixeira – Alguns peixes de água doce são muito pequenos, como o lambari, que mede cerca de 5 centímetros. Outros, porém, são verdadeiros gigantes, que impressionam pela sua dimensão e peso. Neste blog Pets Mundo Animal, vamos conhecer o maior peixe de água doce do mundo e do Brasil.

O maior peixe de água doce do mundo

Os peixes de água doce são aqueles que vivem em rios, lagos, lagoas e outros ambientes de água doce. Eles se adaptaram a esses habitats ao longo da evolução e apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos, cores e comportamentos.

O pirarucu é, sem dúvidas, o mais conhecido como o maior peixe de água doce do mundo. Esse gigante coberto por escamas pode atingir impressionantes 2,3 metros de comprimento e ter até 200 quilos de peso. Dessa forma, nativo da bacia Amazônica, onde vive em águas calmas e rasas.

Ele se alimenta de outros peixes menores, como cascudos, pescadas e tucunarés. O pirarucu tem a capacidade de respirar ar atmosférico, graças a um órgão chamado bexiga natatória, que funciona como um pulmão. Por isso, ele precisa subir à superfície periodicamente para respirar.

O pirarucu é considerado um peixe nobre, tanto pela sua carne saborosa quanto pelo seu couro resistente. Muito apreciado na culinária regional e também na indústria de moda e artesanato. No entanto, a pesca predatória e a destruição do seu habitat têm ameaçado a sua sobrevivência. Por isso, ele é uma espécie protegida por lei e só pode ser pescado em épocas específicas e com autorização.

Outros peixes de água doce gigantes

O maior peixe de água doce do mundo
O maior peixe de água doce do mundo – Imagem Canva Pró.

Além do pirarucu, existem outros peixes de água doce que se destacam pelo seu tamanho e peso. Veja alguns exemplos:

  • Piraíba: esse peixe parente do bagre com um corpo alongado e cilíndrico. Ele pode chegar a 2,5 metros de comprimento e 300 quilos de peso. Ele vive nas águas profundas das bacias do Amazonas e do Tocantins-Araguaia e se alimenta de outros peixes. Chamado de tubarão de rio devido à sua semelhança com esse animal marinho.
  • Peixe-espátula chinês: esse peixe tem um focinho longo e achatado, que lembra uma espátula. Ele era o maior peixe de água doce da China, podendo atingir 7 metros de comprimento e quase 100 quilos de peso. Infelizmente, ele foi declarado extinto em 2020, pois não era visto desde 2003. A principal causa da sua extinção foi a construção de barragens nos rios onde ele vivia.
  • Tubarão-cabeça-chata: esse peixe é uma das poucas espécies de tubarão que pode viver tanto em água salgada quanto em água doce. Então, ele encontrado em oceanos quentes, nas zonas costeiras e em rios profundos. Ele pode atingir até 3,5 metros de comprimento e 312 quilos de peso. Assim, ele se alimenta de peixes ósseos, crustáceos e cefalópodes.

Os maiores peixes de água doce do mundo são animais fascinantes, que mostram a riqueza da biodiversidade aquática. Por fim, eles são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e para a cultura e a economia das regiões onde vivem.

No entanto, muitos desses peixes estão ameaçados pela pesca excessiva e pela poluição dos rios. Por isso, é preciso preservar os seus habitats e respeitar as leis de proteção ambiental.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recentes

Top 5