Quais animais que andam sobre a água?

Porto Alegre – RS, por Carlos Gomes – Você sabia que existem animais que conseguem andar sobre a água? Quais animais que andam sobre a água? Neste blog Pets Mundo Animal, vamos conhecer alguns desses animais surpreendentes e descobrir como eles fazem para andar sobre a água.

Quais animais que andam sobre a água?

Esses seres fascinantes têm adaptações físicas que permitem que eles caminhem ou deslizem sobre a superfície da água, muitas vezes em alta velocidade. Isso mesmo, algumas espécies são capazes de desafiar a gravidade e caminhar sobre a superfície da água.

Dessa forma, como se estivessem flutuando. Essa habilidade única é possível graças a algumas características físicas e comportamentais que esses animais desenvolveram ao longo do tempo.

Aranha-d’água

Quais animais que andam sobre a água? – Imagem: Canva Pró

A aranha-d’água é uma aranha que vive em ambientes aquáticos, como lagos e lagoas. Essas aranhas têm a capacidade de andar sobre a água graças a seus pelos hidrofóbicos, que impedem que a água entre em contato com seu corpo e a afunde. Elas podem se mover sobre a água a uma velocidade de até 1,5 metros por segundo, capturando pequenos insetos e até mesmo girinos como alimento.

Lagartixa aquática

A lagartixa aquática é um réptil que vive em áreas de água doce, como lagoas e pântanos. Elas têm patas com membranas que permitem que elas se movam sobre a água, semelhante aos patos. Além disso, elas também são capazes de nadar com facilidade, usando a cauda como um leme para direcionar seu corpo na água.

Basilisco verde

O basilisco verde é um lagarto que vive em florestas tropicais da América Central e do Sul. Esses lagartos têm patas traseiras com dedos largos que possuem membranas interdigitais que permitem que eles se movam sobre a água.

Dessa forma, eles são conhecidos por correr na superfície da água por distâncias curtas, com uma velocidade de até 1,5 metros por segundo, para escapar de predadores ou buscar alimentos.

Caramujo-d’água

O caramujo-d’água é um molusco que vive em ambientes de água doce. Então, ele tem um pé largo que se move em um movimento ondulatório que lhe permite se mover na superfície da água. Além disso, eles também têm uma concha que lhes permite flutuar na superfície da água, onde eles podem se alimentar de algas e detritos.

Esses animais que andam sobre a água são um exemplo fascinante de como a natureza pode se adaptar para sobreviver em ambientes extremos. Seja usando membranas nas patas, pelos hidrofóbicos ou movimentos ondulatórios.

Em suma, esses animais são verdadeiras maravilhas da engenharia biológica. Por fim, se você ficou curioso para saber mais, fique atento às suas próximas visitas a lagos e lagoas, você pode acabar vendo alguns desses animais andando sobre a água.

Carlos Gomes

Me tornei um antropólogo, pois este é um campo de estudo abrangente que explora a diversidade da experiência humana ao longo do tempo e do espaço. Através de diferentes subdisciplinas, nos dedicamos a desvendar os segredos da nossa espécie, desde as origens da humanidade até as complexas sociedades contemporâneas.

Recent Posts

Cipó-mil-homens: como cultivar e utilizar

Vitória - ES, por Sônia Lopes - Você já ouviu falar sobre o cipó-mil-homens ou…

4 meses ago

Tipula: qual a sua importância?

Armação dos Búzios - RJ, por Greison Fiel - No vasto reino dos artrópodes, a…

4 meses ago

Como cultivar a planta chuva-de-prata

Rio de Janeiro, por Priscila Lívia - Você sabe como cultivar a planta chuva-de-prata? Caso…

4 meses ago

O que pode misturar na ração do cachorro

Armação dos Búzios - RJ, por Greison Fiel - Oferecer uma alimentação balanceada é essencial…

6 meses ago

Coton de Tulear: o cachorro de algodão

Porto Alegre – RS, por Carlos Gomes – O Coton de Tulear, muitas vezes referido como…

6 meses ago

Benefícios da semente de mucunã: desvendando a olho de boi

Belo Horizonte – MG, por Catarina Carla – Em meio ao vasto reino das plantas…

6 meses ago