Rio de Janeiro – RJ, por Priscila Lívia – O tamanduá é um animal fascinante e curioso que habita as florestas tropicais da América Central e do Sul. Seu nome científico é Tamandua tetradactyla e ele é conhecido por sua língua extremamente longa e pegajosa, que o ajuda a capturar insetos e formigas para se alimentar. Aqui no blog Pets Mundo Animal, veja fatos interessantes sobre o tamanduá que podem surpreendê-lo.
Veja fatos interessantes sobre o tamanduá
Os tamanduás são animais fascinantes e únicos, que são conhecidos por sua língua pegajosa, garras afiadas e habilidade de nadar. Embora sejam solitários, não representam uma ameaça para os humanos e podem até mesmo ser domesticados em cativeiro. Se você tiver a sorte de ver um tamanduá em seu habitat natural, certamente será uma experiência emocionante e inesquecível.
Há duas espécies de tamanduás
Existem duas espécies diferentes de tamanduás: o tamanduá-bandeira (ou tamanduá-açu) e o tamanduá-mirim. O tamanduá-bandeira é a maior das duas espécies, com cerca de 1,5 metro de comprimento e pesando até 40 kg, enquanto o tamanduá-mirim é cerca de metade desse tamanho.
O tamanduá é um animal solitário
O tamanduá é um animal solitário que passa a maior parte de sua vida sozinho. Eles têm um território de cerca de 10 quilômetros quadrados e podem ser encontrados em vários habitats, incluindo florestas, savanas e cerrados.
Sua língua é uma das mais longas do mundo animal
A língua do tamanduá pode medir até 60 centímetros de comprimento, sendo pegajosa. O que ajuda a capturar formigas, cupins e outros insetos para se alimentar. Além disso, eles não têm dentes e usam a língua para esmagar os alimentos contra o céu da boca.
Os tamanduás têm garras afiadas
Embora sejam animais pacíficos e geralmente evitem o confronto, os tamanduás têm garras afiadas que usam para se defender dos predadores. Suas garras são tão longas que caminham sobre as articulações, para mantê-las afiadas.
Eles são bons nadadores
Embora não sejam animais aquáticos, os tamanduás são bons nadadores e podem cruzar rios e córregos com facilidade. Eles também usam a água para se refrescar em climas quentes.
Tamanduás não são agressivos com humanos
Apesar de suas garras afiadas e tamanho, os tamanduás geralmente são pacíficos e não representam uma ameaça para os humanos. Eles podem até ser domesticados em cativeiro e são frequentemente mantidos como animais de estimação em algumas partes da América do Sul.
O que o tamanduá come?
O tamanduá é um animal insetívoro, o que significa que ele se alimenta principalmente de insetos, como formigas, cupins e abelhas. Eles usam sua língua pegajosa e longa para capturar as presas, que depois esmagam com o céu da boca, já que não têm dentes.
Por fim, os tamanduás também podem se alimentar de frutas, néctar e ovos de aves ou répteis, quando têm a oportunidade. No entanto, sua dieta principalmente composta por insetos, sendo que podem consumir até 30 mil formigas e cupins por dia.